Os meniscos, estruturas em formato de meia-lua localizadas no interior do joelho, atuam como amortecedores entre o fêmur e a tíbia, ajudando na estabilidade da articulação e na distribuição do peso.
Essas lesões costumam ocorrer em razão de traumas diretos, rotações inadequadas do joelho ou degeneração natural ao longo do tempo.
Na Clínica Reab, utilizamos a fisioterapia para promover a recuperação de lesões meniscais através de uma abordagem personalizada e focada em cada paciente. Independente se o tratamento for cirúrgico ou conservador, é preciso respeitar as fases de cicatrização e inflamação.
Atuamos promovendo o fortalecimento muscular, especialmente dos músculos ao redor do joelho, que proporcionam maior suporte e estabilidade à articulação, e utilizamos técnicas de mobilização articular para melhorar a amplitude de movimento.
Além disso, recorremos a terapias manuais, eletroterapia e exercícios funcionais que visam acelerar o processo de cicatrização e garantir uma reabilitação eficaz e segura.
Para o retorno seguro de um atleta, a Clínica Reab desenvolveu um método de avaliação que consegue definir de maneira precisa se o paciente tem condições de voltar ao esporte sem estar correndo riscos evitáveis de re-lesão, através dessa avaliação, por exemplo, podemos quantificar possíveis desequilíbrios musculares e alterações biomecânicas que podem se tornar fatores de risco para uma nova lesão.