A síndrome do trato iliotibial (ou “joelho de corredor”) é uma condição que causa dor na parte lateral do joelho, decorrente da fricção excessiva do trato iliotibial – uma faixa de tecido conectivo que vai da região lateral do quadril até a lateral do joelho – sobre estruturas ósseas durante a movimentação. Essa síndrome é comum em corredores e ciclistas e está relacionada à sobrecarga, técnica inadequada de movimento ou desequilíbrios musculares.
Na Clínica Reab, ajudamos os pacientes com síndrome do trato iliotibial por meio de uma abordagem personalizada, que inclui exercícios de fortalecimento e técnicas de descompressão para reduzir a tensão no trato iliotibial e corrigir desequilíbrios musculares que possam estar contribuindo para o problema.
A melhor forma de avaliar de forma precisa os desequilíbrios musculares é através de um equipamento isocinético, tal qual a Clínica Reab oferece. Realizamos liberação miofascial e utilizamos recursos como a eletroterapia para aliviar a dor e a inflamação.
Também focamos na avaliação biomecânica da postura e da técnica de corrida ou pedalar, garantindo que o paciente possa retomar suas atividades de forma segura e em bom nível.